Histórico de crédito

Se o banco se recusou inesperadamente a conceder um empréstimo online ou o novo empregador mudou de idéia sobre a contratação, talvez o motivo esteja no histórico de crédito. Vale a pena conferir, mesmo que uma pessoa tenha 100% de certeza de que tudo está em ordem com as pontuações (score) de crédito. Posteriormente, será explicado em detalhes como é o histórico de crédito e o que ele pode dizer sobre um indivíduo.

O que é score de credito?

O histórico de crédito é um arquivo de uma pessoa como mutuário. Ele diz quanto e quando um emprestado, se ele pagou pontualmente ou atrasou os pagamentos e para quais instituições financeiras solicitaram empréstimos. O dossiê descreve todos os empréstimos. As principais informações do histórico de crédito são inseridas por funcionários de organizações de crédito: bancos, organizações de microfinanças e cooperativas de crédito.

Informações adicionais sobre dívidas podem ser obtidas por operadoras móveis e oficiais de justiça devido a atrasos no pagamento de pensão alimentícia e utilidade. Além disso, ele contém uma pontuação de crédito total. O que é uma pontuação de crédito? É um instrumento importante na avaliação da elegibilidade do mutuário.

Sistema de classificação de crédito

Os pontos (escore) de crédito são uma característica resumida do comportamento financeiro de uma pessoa. Também leva em consideração características da personalidade, como idade, renda, endereço e estado civil. Para os residentes brasileiros, um serviço de relatório de crédito é fornecido pela Serasa. Uma é avaliada de acordo com certos parâmetros, como pagamento pontual de contas, falta de atrasos, uso ativo de empréstimos on-line e dados atualizados de registro. A classificação de crédito em nosso país é calculada de 0 a 1000 pontos.

No Brasil, um rating de crédito é simbolicamente dividido em 3 grupos:

  1. de 0 a 300 pontos: classificação baixa. O que é uma pontuação (score) baixa? É uma alta probabilidade de não pagamento de dinheiro emprestado nos próximos 12 meses.
  2. de 301 a 700 pontos: risco médio de evasão de empréstimos nos próximos 12 meses;
  3. de 701 a 1000 pontos: classificação excelente, probabilidade de inadimplência muito baixa nos próximos 12 meses – e, portanto, mais linhas de crédito.

Em palavras simples, como o rating de crédito é usado como referência mundial, é imperativo que os mutuários tomem o cuidado de mantê-lo no nível adequado.

Como descobrir a classificação de crédito

Os brasileiros podem verificar o histórico e as pontuações de crédito nos três portais oficiais, respectivamente:

Todos eles operam independentemente um do outro, portanto, é necessário verificar o histórico de empréstimos em todos os sites.

O site do portal Serasa possui uma interface intuitiva simples, compreensível para qualquer usuário. Existe a opção “consultar agora gratuitamente”. Quando clicada, a janela de login para registro é aberta. Para isso, uma pessoa precisa apenas de CPF, nome completo, data de nascimento, endereço de email e senha. O que é muito importante, são mostradas às pessoas maneiras de melhorar seu score de crédito, com informações detalhadas e simuladores.

A plataforma Boa Vista também possui uma interface intuitiva. Na página principal do site, é possível encontrar o botão “Visualizar agora” e verificar a pontuação de crédito. Ao usá-lo, os candidatos podem se registrar inserindo as informações necessárias, como e-mail, nome completo, número do seguro social, data de nascimento e número de telefone.

Além disso, um simples acesso ao dossiê de crédito fornece o site da SPC. Os usuários têm o direito de descobrir seus pontos de crédito aqui, depois de esclarecer detalhes pessoais e de contato.

Por que você precisa ter um rating de crédito positivo?

É muito importante que cada brasileiro tenha uma boa pontuação de crédito, pois diferentes empresas financeiras usam essa ferramenta para analisar o perfil do mutuário. Em sua base, eles decidem conceder a uma pessoa um empréstimo para negativado ou não. Além disso, a altura do nível de classificação de crédito influencia exatamente quais condições o requerente receberá pelo empréstimo solicitado, ou seja, o valor do empréstimo e a taxa de juros.

De acordo com a opinião predominante, quanto maior a classificação de crédito, maior a probabilidade de o cliente cumprir suas obrigações financeiras pelos próximos 12 meses.

Como aumentar a pontuação (score) de crédito?

Nada é removido do histórico de crédito e todos os “pecados passados” permanecem lá, embora existam dois grandes “mas” aqui. Em primeiro lugar, dependendo da quantidade e do estatuto das limitações, as informações estão desatualizadas e baixadas. Em segundo lugar, o histórico de crédito e, portanto, o rating podem ser melhorados. Um tem o direito de tomar empréstimos muito pequenos e pagá-los com cuidado. Um indivíduo também pode receber um cartão de crédito e consulta score de crédito.

Assim, por alguns anos (e as entidades financeiras estão estudando com cuidado a atividade de empréstimos nos últimos 2 a 3 anos), uma pessoa criará uma nova rodada de relacionamento com os credores – uma boa. É importante que uma pessoa não se esqueça de pagar suas contas de serviços públicos com o mesmo cuidado e pontualidade. Muito provavelmente, após esses “procedimentos de bem-estar” e a subsequente score de crédito consulta, o mutuário será considerado entre clientes confiáveis.

Conclusões

De tudo o que foi mencionado acima, fica claro que a importância do histórico de crédito na vida dos residentes brasileiros comuns é extremamente alta. As pessoas que desejam ter confiança no futuro devem monitorar de perto esse aspecto. Afinal, mais cedo ou mais tarde todo mundo quer obter um empréstimo com score baixo (de baixa pontuação) para um carro ou uma casa, e a classificação de crédito desempenha um papel decisivo nisso.